31ª ABF EXPO BATE RECORDE, ALAVANCA NEGÓCIOS E APONTA TENDÊNCIAS DAS FRANQUIAS
Evento teve recorde de marcas expositoras (440), sendo 113 estreantes, e registrou uma elevada visitação superior a 65 mil
Organização e expositores relatam volume de leads qualificados, visitantes mais preparados e predominância de empresários em busca de expandir e/ou diversificar negócios.
Dentre as tendências e novidades, destaque para economia circular, negócios de proximidade, construção, finanças & gestão, bem-estar e muita tecnologia aplicada ao franchising
São Paulo, julho de 2024 – Embalada pelo crescimento do setor no 1º trimestre de 2024 (+19,1%) e em 2023 (+13,8%) e pelo desejo de empreender do brasileiro (são mais de 90 milhões de empreendedores atuantes e em potencial no País), a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, encerrou nesse sábado (29/6) sua 31ª edição com um novo recorde: foram 440 marcas expositoras, sendo 113 estreantes. A visitação nos quadro dias do evento superou 65 mil.
A organização e expositores relatam que, neste ano, além de pessoas buscando seu primeiro negócio, houve uma maior presença de empresários já atuantes que buscam no franchising uma forma de expandir, diversificar ou até inovar em seus portfólios (incluindo aqui os multifranqueados). A próxima edição da ABF Expo já está confirmada: será de 25 a 28 de junho de 2025, no Expo Center Norte, desta vez nos Pavilhões Branco e Verde, o que representa um acréscimo de área expositiva de mais de 2 mil m².
Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, com organização e promoção da Informa Markets Latam, o evento ocorreu de 26 de junho a 29 de junho e contou com o patrocínio de CAIXA, Santander, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. A edição deste ano já iniciou com duas novidades importantes para o setor: uma parceria inédita da ABF com o Governo de Minas Gerais para promover e incentivar o franchising no estado e o lançamento de um estudo inédito ABF/Sebrae sobre o que pensam os empresários do setor.
Dentre as principais conclusões extraídas deste estudo referentes ao grupo Potencial Franqueado (público-alvo da feira), entre empreender sozinho ou ingressar numa rede, eles declararam que um dos principais motivos que os fizeram considerar o setor de franquias é o fato dele apresentar menor risco, pois já há um know-how estabelecido.
O estudo ABF/Sebrae revelou, ainda, que os potenciais franqueados estão mais criteriosos, o que pôde ser verificado também na ABF Expo 2024. Eles pesquisam mais, visitam e conversam com outros franqueados da rede, dão preferência às marcas que mais crescem e têm mais operações. Além disso, eles consideram na decisão do investimento os seguintes aspectos: retorno financeiro previsto; afinidade com o tipo de negócio; possibilidade de abrir o negócio em sua cidade, e se o modelo se encaixa no seu perfil.
Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “a edição deste ano trouxe os ingredientes que fazem o sucesso do franchising brasileiro. Empresários dispostos a investir, sejam iniciantes ou já com outros negócios, modelos de negócio formatados, marcas conhecidas e muita interação. Chamou a atenção também a grande diversidade de modelos e nichos e o uso mais intensivo de tecnologia. Não por acaso, os expositores do evento relatam que saíram com grandes oportunidades de negócios, o que deve incentivar ainda mais o desenvolvimento de nosso setor nos próximos meses”.
O diretor de Negócios da Informa, Hermano Pinto, ressalta: “Notamos uma evolução tanto entre os visitantes, mais preparados e já com certa experiência em negócios, como entre os expositores, muitos deles já parte de grupos de marcas. Entre os fornecedores, o desenvolvimento de soluções específicas para o franchising ganhou ainda mais força, especialmente nas áreas financeira, administrativa e de controladoria, o que junto a outros fornecedores, startups, pontos comerciais e instituições financeiras, consolidou um ecossistema completo no evento. Ficou claro também as vantagens do contato presencial, com muita interação direta, networking e até contato com as lideranças das franquias almejadas”.
O visitante Cristiano Souza relatou: “Sou de Santa Catarina e o que mais me chamou a atenção foi o atendimento das franquias. (...) a forma de abordagem, como tratam a gente como cliente, como futuro franqueado. Fui superbem atendido e foi o que me chamou a atenção. Hoje eu opero na Bolsa de Valores e a gente diversifica nossos investimentos. Então nós temos um grupo de investidores no qual fazemos a captação de investimentos e estamos aqui observando e buscando pelas melhores oportunidades.”
Já a visitante Edna Martins Barros disse: “Vim de Minas Gerais e esta é a minha primeira vez no evento e está sendo uma experiência incrível. O que mais me chamou a atenção foram as marcas do segmento de Alimentação. Trabalho com tinta e material de construção e também estou visitando franqueadoras desta área, que também vejo com boas perspectiva.”
A exemplo de anos anteriores, as celebridades também marcaram presença na 31ª ABF Franchising Expo. Foram elas: Caito Maia (Chilli Beans), Carlos Massa - Ratinho (Água de Cheiro), Celso Portiolli (market4u), Flávia Alessandra e Otaviano Costa (Royal Face), Helô Pinheiro (Home Angels) e Ticiane Pinheiro (Ótima Center), Henrique Fogaça (Avant Franquias e Convex Jóias); Chris Pitangui, Geraldo Luiz, João Kléber, Luciana Gimenez, Marcello de Carvalho e Sônia Abraão (É Seguro), e Wanessa Camargo (PG&MP).
Tendências e novidades das franquias
Dentre as 440 marcas expositoras, se destacaram neste ano franquias na área de economia circular (aluguel de equipamentos, EPIs, motos, brinquedos, equipamentos médicos, carros por assinatura, brechó, reparo de faróis e economia regenerativa), construção (tintas, equipamentos e outros insumos), finanças (meios de pagamento, soluções financeiras e seguros), Bem-Estar (academias, spas, suplementos e cuidadores e odonto) e negócios de proximidade (mercado autônomos, cafés, vending machines etc.). As farmácias também marcaram presença em várias leituras: tradicional, de manipulação, pet, com foco em beleza e com serviços associados.
Entre os nichos criativos, houve franquias de licitações, RH, mobilidade urbana elétrica, multas, portaria virtual, reparação predial, cliente oculto, ERP para varejo, brinques lúdicos e segurança patrimonial. Segmentos já estabelecidos mostraram mais uma vez a sua força, como é o caso de franquias de lavanderia, estética, calçados, óticas, lojas de colchões e serviços administrativos. Em Alimentação, além de grandes grupos de franquias, marcaram presença pizzarias, bares temáticos, produtos saudáveis, sorveterias e lojas de açaí.
Dentre as marcas tradicionais estreantes na feira, tivemos Clube Melissa e Dudalina; General Prime Burger e Cão Véio (Alimentação); A Fórmula, Anna Pegova e Pharmapele (Saúde, Beleza e Bem-Estar); Apolar e Verisure (Serviços e Outros Negócios). Em termos de modelo, houve uma franquia especializada em store in store, se propondo a complementar o mix de lojas já existentes (franquias ou não) com acessórios e roupas.
Consideradas porta de entrada para o empreendedorismo e uma forma de democratizá-lo, as Microfranquias tiveram um espaço próprio também nesta edição da ABF Expo. O local contou com a participação de 20 marcas com opções de investimento variando entre R$ 6,7 mil e R$ 132,5 mil, com destaque para agências de viagens e serviços variados, além de outras opções entre os demais expositores da Feira.
Entre os fornecedores, houve muitas soluções para gerenciar e digitalizar processos entre franqueadoras e franqueados, meios de pagamento específicos para o franchising, consultoria, geolocalização e até uma ferramenta com Inteligência Artificial para predição de resultados de franquias em determinadas regiões e pontos comerciais.
Capacitação e soluções
A Arena do Conhecimento, área de capacitação do evento, recebeu cerca de 1.000 empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras com temas como: A Lei do Franchising 13.966/2019 da Teoria à Prática, Conceitos Chaves do Franchising, Liderança Contemporânea, Negociações, Passos para a Avaliação de Franquias a Potenciais Investidores, Entendendo o Contrato de Franquia, Intraempreendedorismo, entre outros temas.
Para Ivan Rizzo (FIA Business School), professor e coordenador do curso de MBA Franquias – fruto da parceria entre ABF e FIA –, analisar o mercado na prática é importante. “Gosto muito de visitar a maior feira de franquias do mundo e pretendo me tornar um franqueado um dia. A Arena do Conhecimento me fascina por concentrar em um único lugar todos os níveis de conhecimento. É muito proveitoso para tirar todas as dúvidas dos mais variados perfis de visitantes, visto que, a partir do momento que você se torna franqueador, você se torna um educador”, afirmou.
“É minha primeira vez no evento. Achei as palestras interessantes e me agregaram muito. Muito se falou sobre conceitos básicos, questões jurídicas, o papel da liderança da mulher e o fomento do empreendedorismo nacional. Trabalho com consultoria e dou treinamentos em franquias, me senti inspirada conhecendo o mundo do franchising mais perto”, contou Fabíola Soares (Qualylife Persona e Business Consulting Serviços e Consultoria Ltda.).
ABF Franchising Week 2024
Promovido de 24 a 26 de junho, o evento contou com a participação de mais de 3 mil pessoas (presencial e online), que acompanharam cerca de 40 palestras e painéis, ministrados por especialistas renomados do franchising e de outros setores. Entre os palestrantes convidados, o evento contou com nomes como Martha Gabriel, Layla Vallias, Luciano Timm e Rob Price, detalhando, respectivamente, temas ligados a Inteligência Artificial (IA) aplicada aos negócios, Economia Prateada, Direito e Economia, e Educação. Reunindo nove eventos de conteúdo em um, a semana de imersão no setor de franquias contou, ainda, com a divulgação de três pesquisas inéditas: Setorial de Food Service, Educação e do Sebrae. Considerando as palestras da Arena do Conhecimento (26 a 29) e da ABF Franchising Week, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas no setor em apenas uma semana.
Expositores da ABF Franchising Expo 2024 relatam bons resultados
As marcas participantes da 31ª ABF Expo ressaltaram, entre outros aspectos, a qualidade dos leads, a preparação prévia, a importância de estar na Feira e boas perspectivas para novos negócios.
Chiquinho Sorvetes
Isaias Bernardes de Oliveira, presidente da Chiquinho Sorvetes
“Levamos aos novos empreendedores excelentes propostas e planos de negócio, cujo produto é consumido nacionalmente. Além disso, quando apresentamos esse negócio, possibilitamos ao investidor a análise do nosso produto e mostramos que a nossa proposta é, e sempre será, uma excelente opção para seu investimento face a lucratividade obtida, dentro do mercado alimentício. Além do público visitante, conseguimos nos aproximar mais de nossos franqueados, estreitando o relacionamento, já que muitos marcam presença na feira. Quando apresentamos a solidez do Grupo CHQ e dos negócios, através do investimento obtido pela franqueadora, em um evento grandioso como a ABF Franchising Expo, realizamos muitas vendas e, por isso, a cada 10 franqueados, cinco voltam para investir em mais unidades. Surgem, assim, os multifranqueados.”
Grupo MoveEdu
André Gabriel, diretor de expansão do Grupo MoveEdu
“Observamos que no primeiro dia houve uma menor quantidade de pessoas, porém mais qualificadas. Já no segundo dia, conseguimos captar mais leads, qualificados também. No geral, estamos satisfeitos tanto com o fluxo de pessoas quanto com o perfil dos investidores. A edição deste ano está muito bem-organizada. Sobre o perfil dos interessados, recebemos mais pessoas que já são da área de negócios, não necessariamente atuam com franquia, como também profissionais que atuam no setor de educação. E o melhor de tudo, são as pessoas que gerem o negócio, a educação e conhecem a marca. Grande parte das oportunidades são para o estado de São Paulo, tanto capital quanto interior, enquanto um terço é voltada para outros estados. Considerando outras feiras em que participamos, essa é a que mais tem potenciais franqueados de fora.”
Rede iGUi
“A Feira foi incrível para a Rede iGUi. O estande foi bastante visitado todos os dias, recebendo um público qualificado, bem-informado e a Rede captou muitos leads com potencial de fechar negócio, seja com a TRATABEM, Splash ou iGUi, três das marcas presentes na Feira. Nesta edição 2024 da ABF Expo, a Rede IGUi teve uma participação histórica, com uma intensa programação durante os quatro dias do evento. A franqueadora trouxe, pela primeira vez, por exemplo, uma caravana com 56 empresários de São José do Rio Preto e região, que é um polo do franchising brasileiro. Além disso, a Rede trouxe duas vans em dias diferentes com profissionais de arquitetura e de construtoras de São Paulo e região, recebidos no estande pela equipe de Arquitetura e de máster franqueados da iGUi, que atenderam, ainda, arquitetos e outros profissionais de construtoras que não integraram as vans e tinham horários pré-agendados. O estande da Rede contou também com a presença de um técnico que simulou os serviços de limpeza da TRATABEM na piscina instalada, de influencers, como o piscineiro Rhuan Félix, e houve, ainda, um bate-papo com Luciana Ogawa e André Cerol, arquitetos e autores do livro A arquitetura de cada um, e que conta parte da trajetória de Filipe Sisson, fundador e CEO, e da iGUi.”
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.400 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acesse o site.
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